Portal da Prefeitura Municipal de Jacobina - Pagina Inicial

Economia

O Município tem como principal fontes de renda o comércio a extração de ouro, lojas de roupas, autopeças, postos de combustível, hotéis e restaurantes, fábricas no setor de calçados sendo centro da Microrregião de Jacobina fazendo limites com Capim Grosso, Ourolândia, Várzea Nova, Miguel Calmon e Quixabeira. Jacobina é banhada pelos rios Itapicuru-mirim, Rio do Ouro e belas cachoeiras.

Características Econômicas

Agricultura - (Produção expressiva de batata doce).
Pecuária - destacam-se os rebanhos de bovinos, suínos, equinos, asininos, muares, ovinos e caprinos.
Indústrias - Conforme registro na JUCEB, possui 451 indústrias, 19º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 3.675 estabelecimentos comerciais, 15º posição dentre os municípios baianos.
No setor de bens minerais - É produtor de arenito, argila, calcita, cromo, mármore e ouro.
Seu parque hoteleiro registra mais de 600 leitos.

Ecoturismo Local

A região é favorecida por Serras, canyons, desfiladeiros, cachoeiras e lagos é um verdadeiro encanto para os fãs do turismo ecológico. São inúmeras serras e morros dentre os quais pode se destacar Serra do Tombador, Monte Tabor, Morro dos Ventos Uivantes, Pico do Jaraguá e entre outros. Para as cachoeiras existem dezenas de quedas dentre algumas pode-se destacar a do Aníbal, Pirâmide,Véu de Noivas, Andorinhas, Caldeirão, Amores, Esplendor do Sol, Viúva e Paulista são as mais procuradas dentre as mais de 45 quedas d’água que estão reunidas no Parque das Cachoeiras que foi criado pela Bahiatursa em parceria com a Prefeitura Municipal e na Estância Ecológica Bandeirantes. É um verdadeiro encanto para os olhos e para as atividades físicas, visto que, é ideal para trilhas de mountain bike, trekking, rapel, banhos, acampamentos e muito mais. Existe na localidade de Itaitú a mais alta queda d’água da região, a Cachoeira Véu de Noiva, com 60m de muita adrenalina que desemboca em um poço ótimo para mergulhos. Tendo outra mais próxima com cerca de 6 km da cidade e a Viúva tem uma queda de 20m, encravada em imponentes paredões e tem muito mais.

Cultura e Lazer

A cidade tem muitos festejos municipais e dentre os quais destaca-se a Marujada que tem mais de centenas de anos. Têm também o grupo dos Capetinhas que geralmente saem na Micareta, a Caminhada da Luz que é na Semana Santa onde romarias de fiéis sobem o Morro do Cruzeiro sendo um ato de fé cristã e entre outros.

Turismo

- O Alto do Cruzeiro, mais de 200 degraus de pura fé.
- O hotel Serra do Ouro, localizado em um dos pontos mais altos.
- Quatro emissoras de rádio: Jacobina FM, Clube Rio do Ouro, Serrana FM e Jaraguá AM.
- Caminhada da Primavera realizada pela rádio Serrana Fm, que a cada ano reuni milhares de pessoas nas ruas da cidade, e que já entrou pro calendário de eventos da Bahia.
- Anualmente é realizado o Passeio Ciclístico de Jacobina. Em dezembro de 2008 ocorreu o XVII com a participação de 1500 ciclistas.
- Praça da Missão.
- Praça Castro Alves (Matriz),.
- Fiesta Parque Hotel - parque aquático e hotel.
- Inúmeras e belas cachoeiras.

Fonte: Wikipedia



Última atualização: 25/11/2020 10:03